Ele causa uma espécie de perturbação, geralmente diante da ideia de algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Coloca você em estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer. Essa é a forma como o medo, conforme a definição do dicionário, se comporta. Essa sensação muitas vezes surge com a ideia de um atendimento no dentista. Quem nunca ficou arrepiado só de pensar no som dos aparelhos usados pelo dentista, ou mesmo com a ideia de ficar de boca aberta? A odontologia, que muitas vezes causa pânico, pode também conquistar o sorriso das crianças.
Amanda Rosetto, estudante do 9° período de odontologia da UCEFF, conta com alegria sobre o dia em que conheceu um desses pacientes. Ele tinha apenas 5 anos de idade, e de acordo com a mãe, tinha pavor de dentistas. Amanda e seus colegas conversaram com o pequeno paciente e explicaram para ele como seria aquela consulta. A simpatia dos estudantes conquistou o sorriso do menino que até hoje consulta na clínica da UCEFF.
Os futuros dentistas, já na graduação, têm acesso a situações práticas do dia-a-dia da rotina profissional, desde os momentos técnicos da profissão até a relação com o paciente. A clínica odontológica da UCEFF tem como objetivo aproximar o estudante da realidade do mercado de trabalho, com situações reais.
O coordenador de odontologia da UCEFF, Marcos Takemoto, conta que os estudantes têm disciplinas que trabalham questões da psicologia no âmbito odontológico para proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de estarem preparados para casos como o dos pacientes que têm essa terrível sensação de medo.
Takemoto explica ainda que as atividades práticas auxiliam no amadurecimento dos estudantes e proporciona que tenham a capacitação necessária para acessar o mercado de trabalho.
Como funciona a clínica?
A Clínica Odontológico da UCEFF trabalha com diversas especialidades, desde o atendimento básico, a prevenção, a confecção de próteses e o tratamento de lesões. O serviço é destinado a comunidade em geral, desde o atendimento com crianças, adultos e idosos, com horários no período da tarde e noite.
O atendimento é feito por acadêmicos da UCEFF a partir do 7° período de odontologia, por meio das disciplinas de estágios. É oferecido também o atendimento de urgência e emergência, para o caso dos pacientes que precisarem do serviço.
As consultas são agendadas por telefone, após essa etapa é feita a triagem para entender qual a necessidade do paciente e a melhor forma de trabalhar para solucionar cada caso. O trabalho é feito pelos estudantes, em duplas ou trios - em caso de cirurgias - com a orientação e supervisão dos professores.
Entre em contato pelo telefone e agende uma consulta: (49) 3319-3838
Atendimento:
A Clínica Odontológica está com horários disponíveis para atendimento comunitário.